sexta-feira, 24 de abril de 2015

Professor americano cria método que ajuda a emagrecer mudando a decoração da sua cozinha

Professor americano cria método que ajuda a emagrecer mudando a decoração da sua cozinha



Seja proposital ou inconsciente, o design e a decoração de restaurantes, supermercados e até mesmo de nossas cozinhas influenciam nos hábitos alimentares. Fatores como luminosidade, organização, cores, e objetos expostos acabam gerando gatilhos, que nos fazem comer mais, desejar determinados tipos de alimentos ou beliscar entre as refeições.
O livro Slim by Design: Mindless Eating Solutions for Everyday Life, do professor e pesquisador americano Brian Wansink, traz dicas de como perder peso através de mudanças no design e na organização da sua cozinha.
Mas o que deve ser modificado: sua cozinha ou a relação com seu corpo e sua alimentação? O livro aborda o emagrecimento aliado à decoração, mas a reeducação alimentar consciente e prazerosa para a autoestima acaba ficando de lado. Em um dos capítulos, por exemplo, Wansink sugere não fazer de sua cozinha um espaço confortável para receber amigos, pois “isso significa menos tempo mastigando chips ou biscoitos”.
Pensando nisso, reunimos sugestões que, além de renovarem a aparência da sua cozinha, podem contribuir para uma alimentação mais saudável, cuidadosa e para manter uma relação harmônica com os alimentos.




imagem via Casa Nova

_Deixe à mostra alimentos saudáveis


De que adianta esconder doces e guloseimas em um armário? Toda vez que se sentir ansioso ou com fome, você saberá exatamente onde encontrá-los.
Ao invés disso, opte por preencher sua cozinha com frutas, castanhas ou outros alimentos mais saudáveis não como punição, mas como recompensa saudável ao seu corpo. Quando estamos ansiosos, nosso impulso é procurar o alimento que estiver à frente, principalmente petiscos.
Ingerir guloseimas não é errado, mas que tal substituir o pote de doces por uma fruteira bem colorida? Ambos geram sensação de saciedade e liberam açúcar no organismo, com a diferença de que as frutas contribuirão para o equilíbrio do seu corpo. Lembre-se de comer não só o que você tem vontade, mas o que faz bem para você.


imagem via Como Fazer
_Organize sua cozinha


Manter um espaço organizado não é tarefa fácil ou agradável no início, principalmente se você trabalha ou mora sozinho. Mas além de contribuir para a sensação de bem estar e equilíbrio emocional, você não gasta mais do que alguns minutos para arrumar a cozinha todos os dias.
Organize sua despensa por categoria de alimentos, mantenha panelas e pratos devidamente guardados, leve suas contas, jornais e trabalhos para o quarto ou escritório. Ao ver o reflexo deste hábito na sua qualidade de vida dentro de casa, usar seu tempo livre para mantê-la arrumada todos os dias vai ser um prazer.


imagem via The Kitchn


_Fuja do monocromático


Por quê insistir no clássico branco? Invista em cores vibrantes, mais luminosidade e objetos coloridos para levantar o astral da sua cozinha. Assim, você se sente visualmente estimulado a preparar seus alimentos com mais tempo e empenho.


imagem via Carola Duarte


_Cozinhe com prazer


Faça da sua cozinha em um espaço agradável, onde você gosta de passar seu tempo e irá preparar sua comida com satisfação. Mais iluminação, utensílios coloridos e funcionais e espaço para amigos ou crianças tendem a gerar entusiasmo no preparo de alimentos frescos em casa. Além de ser mais saudável do que comer na rua, cozinhar no seu lar se torna uma tarefa prazerosa e divertida.


_Repense suas necessidades


Desenvolver hábitos saudáveis de alimentação não deve ser sinônimo de emagrecer. Seu peso é apenas um conjunto de números, e não pode ser indicativo ou referência para a sua autoestima. Diminuir o consumo de guloseimas e alimentos industrializados pode ser difícil, mas unir a vontade de comer melhor à transformação da sua cozinha em um espaço agradável e que reflita seus objetivos tem tudo para dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário