terça-feira, 28 de abril de 2015

Brasileiro vai as finais de competição de engenharia nos EUA promovida pela Cornell University e Intel

Brasileiro vai as finais de competição de engenharia nos EUA promovida pela Cornell University e Intel

Estudantes da University of Colorado Denver, Estados Unidos, desenvolvem projeto que promete revolucionar o jeito que robôs operam através de um módulo que atua na navegação, controle e visão de robôs.
O projeto inicio em Setembro de 2014 quando os alunos Skyler Saleh, Antonio Duarte, Bruno Mary e Xin Li, entre eles um brasileiro (Antonio), e o professor orientador Dr. Dan Connors, se inscreveram para a competição nacional entre universidades americanas Intel-Conell Cup 2015. O objetivo da competição é a criação de projetos relacionados a sistemas embarcados, utilizando dispositivos da Intel e tecnologias que a equipe julgar necessária para o desenvolvimento do projeto.

O Team Stratus desenvolveu ao longo de 8 meses um novo sistema de mapeamento e localização (do inglês, Simultaneous localization and mapping, SLAM), que dá a capacidade do robô criar um mapa 3D do ambiente para conseguir navegar através de objetos sem se chocar, evitando prejuízos com colisões. Essa tecnologia ainda pode ser utilizada para a digitalização de cenas onde o ser humano não tem fácil acesso, por exemplo, em montanhas com riscos de desmoronamento, e assim ajudar a prevenir riscos.
O projeto ainda inclui uma infra-estrutura de comunicação que integra os diferentes módulos, como computador, controle remotos e diferentes robôs utilizados para demonstrar a tecnologia, a exemplo do Stratuscopter e Stratusrover ao lado (ou acima). Essa comunicação é

utilizada para enviar as imagens de câmeras 3D para bases remotas, onde computadores rodam algoritmos e enviam comandos de navegação ao robô. Tudo isso é feito em uma janela de tempo rápida o suficiente para garantir que objetos utilizem essas informações para a navegação em tempo real.

Esse projeto passou pelas semi-finais da competição e chega a final realizada nos dias 1 e 2 de Maio, no Kennedy Space Center, NASA, na Florida, onde competirá entre 22 equipes de diferentes universidades. “Um poster digital será transmitido em tempo real na competição com diferentes informações dos módulos do projeto.”
Uma das premiações da competição é o Intel Media, onde entre diferentes requisitos os alunos devem manter um blog durante o desenvolvimento do projeto, http://blogs.cornell.edu/cornellcup2015stratus, – e conquistar votos do público. Para ajudar o Team Stratus e o Antonio, único brasileiro da competição, vote no link: http://www.systemseng.cornell.edu/se/intel/news/blogsurvey.cfm Basta selecionar a equipe Stratus e clicar em ”submit”.




Antonio, aluno de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina, além de aluno participante do programa Ciência sem Fronteiras nos Estados Unidos e membro do Team Stratus, ainda é um dos criadores do web site gratuito Localização sem Fronteiras, que auxilia o encontro entre estudantes durante o intercâmbio e que conta com mais de 6 mil curtidas em redes sociais. Através de um post solicitando votos na sua página, já alcançou mais de 20 mil pessoas e é um exemplo de que quem ajuda, é ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário