sexta-feira, 3 de abril de 2015

Cientistas transformam energia solar em combustível líquido

Cientistas transformam energia solar em combustível líquido

Cientistas da renomada Universidade de Harvard conseguiram modificar a composição genética de uma bactéria para produzir combustível líquido.


Em um futuro – espera-se que não muito distante – esse método poderá ser utilizado no abastecimento energético de veículos de transporte. Eles chegaram a esse resultado, segundo estudo publicado na revista Procedings of the National Academy of Sciences, ao alterar geneticamente uma bactéria denominada “Ralstonia eutropha” e utilizar o hidrogênio de água obtido a partir da energia solar.




A bactéria é capaz de converter o dióxido de carbono, principal agente do aquecimento global, em um combustível alcoólico chamado isopropanol. Os especialistas conseguiram implementar catalisadores a base de metais presentes em abundância na natureza, como o cobalto, em vez de metais preciosos. “As células fotovoltaicas possuem um potencial considerável para satisfazer as necessidades futuras de energia renovável, mas precisam de métodos eficientes para armazenar a eletricidade intermitente que produzem e poder gerar energia solar em grande escala”, afirma Daniel Nocera, autor principal do estudo.

As fontes e formas de transmitir energia estão sendo cada vez mais estudadas. Como seria se tivéssemos uma forma de transmitir energia sem fios? já existem pessoas pensando nisso!

Imagem de Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário