sexta-feira, 27 de março de 2015

Os projetos que bombaram na primeira quinzena de fevereiro.

Os projetos que bombaram na primeira quinzena de fevereiro.

Enquanto você pulava o carnaval ou descansava na praia durante o feriado, as novidades do mundo da arquitetura não pararam de surgir - e uma mais incrível que a outra.
E para te ajudar a se atualizar, a DSN reuniu os 10 melhores projetos de arquitetura da primeira quinzena de fevereiro. Continue lendo e saiba quais são.




imagem ⓒ Stereotank


- HeartBeat | Stereotank

Nova York, EUA


Fevereiro é o mês quando se comemora o Valentine’s Day nos Estados Unidos

, o que no Brasil seria o Dia dos Namorados. E todo ano durante a data um coração é escolhido para ser exposto na Times Square, a avenida mais famosa e movimentada de Nova York. Neste ano, Stereotank foi quem ganhou o concurso com o HeartBeat, um coração que irá incandescer ao ritmo do som de uma batida forte, profunda e de baixa frequência.
A intervenção também irá inspirar os pedestres a tocar os instrumentos de percussão presentes nas laterais da sua estrutura. Assim, HeartBeat irá orquestrar até 9 de março um concerto urbano pulsante, literalmente. E o que o amor tem em comum com a música? O estúdio explica: “amor é sobre compartilhar e estar tunado com alguém”. Conheça o projeto aqui.




imagem ⓒ Koji Fujii


- Ribbon Chapel | Hiroshi Nakamura + NAP Architects


Hiroshima, Japão


Uma capela para casamentos como nenhuma outra foi construída no jardim de um resort hotel oferecendo uma bela vista panorâmica para o Mar Interior de Seto através de suas duas escadas em espirais entrelaçadas. Escadas que levam a noiva até o interior da igreja e depois se tornam a rota para os recém-casados até a cúpula localizada no topo.
O interior da capela é composto inteiramente de madeira de cor clara, presente desde o chão até nas cadeiras para os convidados. E a parede externa feita de vidro permite que a luz do sol e toda a natureza ao redor possam fazer parte da cerimônia também. Confira o projeto completo.




imagem ⓒ Studio Jantzen


- A Kit of Parts | Studio Jantzen + VS Furniture


Estados Unidos


A parceria desenvolveu um kit de peças "reconceitualizando" as salas de aula móveis e temporárias existentes nos Estados Unidos. O resultado surgiu com base no que consideram as quatro deficiências encontradas no modelo atual: flexibilidade, sustentabilidade, rentabilidade e construção criativa.
A Kit of Parts é um pré-fabricado que usa materiais renováveis e permite variações e controle de iluminação, ventilação e acústica, além de oferecer um mobiliário extremamente flexível. O conceito principal da sala de aula temporária desenvolvida pelo estúdio é favorecer uma relação de troca e conectividade entre alunos e professores e também com o ambiente externo. Confira o projeto completo.





- O primeiro prédio do mundo impresso em 3D | WinSun

Parque Industrial de Suzhou, China


A empresa WinSun é reconhecida no mercado da construção de casas feitas de impressão 3D, mas inovou novamente ao construir o primeiro edifício do tipo. Com cinco andares, foi necessária uma grande impressora matriz para realizar a impressão das peças, e ela tem dimensões de 6,6 m de altura, 10 m de largura e 40 m de comprimento.
O projeto é também sustentável ao utilizar materiais reciclados para preparar a “massa” impressa: uma mistura de solo e resíduos de construções industriais a uma base de cimento com secagem rápida. As peças e estruturas são montadas no próprio local com isolamento e reforço de aço. Por fim, o projeto em impressão 3D acaba saindo mais barato e pode ser montado 70% mais rápido. Conheça o projeto completo.




imagem ⓒ Simón Garcia


- Eight Inscribed Houses and Three Courtyards | Romera Y Ruiz Arquitectos


Las Palmas, Ilhas Canárias


O edifício para habitação social criado pelo escritório é constituído de cinco andares. Neles estão espalhados oito apartamentos com pelo menos três quartos cada, contando ainda com três pátios escondidos, sendo que cada um deles foi pintado de uma cor diferente. O pátio central é azul, o localizado ao lado é verde e o na parte de trás leva a cor ocre, sendo que todos podem ser observados pelas janelas dos apartamentos acima.
A fachada do prédio é o que mais ganha destaque em sua arquitetura: com seu design plissado, integra uma série de persianas que, quando fechadas, mostram sua face em tom pastel. E para lidar com as altas temperaturas da ilha, o piso térreo e a fachada integram câmaras ventiladas e unidades de ar condicionado se encontram no porão. Conheça o projeto completo.




imagem ⓒ Evgeny Evgrafov


- Bulka Cafe and Bakery | Crosby Studios


Moscou, Rússia


O desafio do estúdio foi criar um design de café e padaria diferente do estilo de loja que já é batido, como usando móveis e detalhes vintages e madeira recuperada. Assim, o visual do café se tornou moderno, jovem e verde - a natureza foi projetada ao se inspirarem no Parque Gorky situado próximo ao local.
A decoração tem um quê industrial com prateleiras de metal dividindo os ambientes, além do piso de madeira manchado com óleo e a tubulação aparente intercalando luminárias de mesa (usadas como de teto) e vasos de plantas pendentes. Há um banco que se estende ao longo do perímetro do café e que se encontra com mesas e as demais cadeiras. Por fim, um balcão de madeira oferece mais um espaço de interação para os consumidores com banquetas verde claras. Conheça o projeto.




imagem ⓒ Adrien Williams e David Dworkind


- Bolton Residence | Naturehumaine


Quebec, Canadá


Por ser localizada em uma encosta acidentada, a arquitetura da residência de dois andares deveria ser bem planejada. A casa é constituída por duas estruturas empilhadas: o andar inferior em um bloco de concreto e o superior em um bloco revestido com painéis ondulados de aço. Um terraço de madeira se estende do piso térreo, dando espaço à garagem e criando uma varanda no piso acima.
Os interiores possuem uma paleta de cores sóbria, investindo no cinza, no branco, na madeira de cor clara e também no preto em elementos-chave da decoração. O design é, então, moderno, industrial e cru. Conheça o projeto completo.




imagem ⓒ Architects of Invention


- Origami Highline | Archiplan e Architects of Invention


Santiago, Chile


Para o projeto de uma praça pública em Santiago, os profissionais resolveram homenagear o falecido arquiteto chileno Fernando Castillo Velasco logo em frente à sua icônica obra Tajamar Towers. O conceito é inspirado na antiga arte oriental de dobrar papel, o origami, e segue como uma intervenção em forma de escultura dentro do parque Balmaceda - “uma elevada área de lazer e ponte de ligação… ressoando com Tajamar Towers, e trazendo o território em um todo”, segundo a equipe de design.
Um único plano de madeira vermelho é dobrado três vezes para criar a estrutura que irá permitir o fluxo de pedestres e se tornará um parque fora do nível térreo, com a presença ainda de bancos para descanso e outros mobiliários urbanos. Se concretizado, o local poderá dar espaço para shows, eventos e esportes como skate, e ainda receberá 200 árvores de Sakura no parque. Conheça o projeto completo aqui.




imagem ⓒ Coordination Asia


- Kids Museum of Glass | Coordination Asia


Xangai, China


O museu foi criado para encorajar crianças a se interessarem e familiarizarem com temas como o design. Localizado em um antigo depósito, Kids Museum of Glass contém áreas de exposições, um workshop Do It Yourself (faça você mesmo), dois cafés, uma loja de presentes e um espaço para festa, além de ter dimensões suficientes (2 mil m2) para receber grupos infantis vindos de escolas ou festas de aniversário privadas.
Seu design é marcado por cores vibrantes e brilhantes, padrões caleidoscópicos, materiais naturais e superfícies de vidro pretas que criam um contraste interessante. O espaço e as exposições convidam as crianças a explorarem o tema ‘vidro’ de forma independente, inclusive através de instalações multimídias ou de espaços para relaxar e contemplar. Conheça o projeto completo.




imagem ⓒ Hiroyuki Oki


- Termitary House | Tropical Space


Da Nang, Vietnã


O arquiteto tinha duas inspirações principais: a habilidade dos cupins de construírem seus ninhos e a arquitetura tradicional da área que utiliza blocos de terra comprimidos (BTC) nas construções. E também uma preocupação: o clima da região ora é muito quente, ora sofre com as grandes chuvas.
Assim, ao utilizar os blocos de terra comprimidos em todas as paredes da casa, o ambiente se torna mais fresco para o verão. Além disso, a arquitetura da casa é constituída por uma área compartilhada central - com espaço para cozinhar, fazer as refeições e também se entreter -, por quartos e banheiros conectados de forma artística e confortável e por um mezanino onde há mais um quarto, uma biblioteca e uma sala de estar. Conheça o projeto completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário