Fachada de hotel em SP muda de cor de acordo com o som

Na capital paulista, a fachada do hotel WZ Jardins tem despertado muita curiosidade: o exterior do prédio muda de cor e cria padrões gráficos de acordo com os sons das imediações.
Comandado pelo arquiteto Guto Requena, o projeto visava reformar a fachada do antigo Hotel Lorena. Como resultado, o WZ Jardins tornou-se o primeiro edifício privativo com
arquitetura interativa do país. O prédio conta com restaurantes, salas de convenções, áreas de lazer e suítes.
A fachada necessitava de uma reforma incorporando um conceito estético e funcional de maneira rápida, já que a intenção era estar tudo pronto para receber turistas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Além disso, a escolha do material para revestimento era muito importante: a ideia era estabelecer um diálogo com o projeto de iluminação do prédio.
Por isso, as chapas metálicas de ACM da Alucobond foram escolhidas para tornar esse projeto possível, já que as propriedades do material se adequaram à técnica do trabalho.
Antes do ACM, foram encaixados LEDs e luminárias. Para a aplicação das placas, foi tomado o cuidado de adaptá-las a esse sistema de iluminação.
As peças metálicas que envolvem a fachada do edifício intercalam chapas coloridas e brancas, que funcionam como rebatedores para refletir as tonalidades das luminárias de LED em RGB.
O resultado é incrível: as cores da fachada reagem à poluição, as formas variam de acordo com o barulho e seus movimentos atendem a comandos de cliques e vozes de passantes por um aplicativo de celular. Os ruídos das imediações são captados por um microfone instalado no 3º andar do edifício.
Outro grupo de sensores coleta e analisa a qualidade do ar - que é o que gera a mudança das cores. Quanto melhor a qualidade do ar, mais frias são as cores.
Assista ao video e veja como funciona essa transformação.
Ficha técnica: Fachada WZ Jardins
Escritório: Estúdio Guto Requena
Local: São Paulo, SP - Brasil
Custo: R$ 16 milhões
Tipologia: Lazer e turismo
Uso da edificação: Hotel
Materiais predominantes: Alumínio, cerâmica, concreto, madeira, pedra e luminárias de LED.
imagens via Meio e Mensagem, Noctulachannel, Galeria da Arquitetura
Nenhum comentário:
Postar um comentário