Para o planejamento de ambientes pequenos é essencial um layout, ou seja a disposição dos moveis, que priorize o programa de necessidades de seus usuários, de forma que haja um dimensionamento ergonômico de todo o mobiliário a ser utilizado, com atenção especial para os espaços de circulação.
A partir desta disposição dos móveis, os quais devem ser utilizados somente os essenciais para que a sala de estar pequena não fique muito cheia e desconfortável, que é feito o projeto de iluminação juntamente com o projeto de gesso, pensando nos destaques da decoração onde se fará necessário uma luz difusa, pontuada ou indireta.

Sala de estar pequena: Iluminação
A flexibilidade na iluminação e o efeito estético em formas diversificadas, é uma vantagem de se fazer o rebaixamento em gesso acartonado ou em placa. O que deve ser avaliado para sua viabilidade, é a altura original do pé direito (altura do piso a laje de cobertura) da sala de estar pequena, para que não prejudique o conforto térmico do ambiente ou que fique demasiadamente baixo.
Para ambientes com pé direito inferior a 2.70m, a dica é
trabalhar com sancas abertas e invertidas em áreas especificas do ambiente, atuando ou não como um delimitador de espaços, e proporcionando um efeito especial que se integra à decoração.

Sancas invertidas
Na decoração de sala de estar pequena, podemos utilizar revestimentos claros nas paredes e em mobiliários maiores, e abusar das cores em elementos como almofadas, tapetes e objetos de decoração, ou, trabalhar com cores fortes nas paredes de forma ordenada e que destaque alguns elementos do ambiente como pilares e vigas, trabalhando com grandes vãos de espelhos que ampliam e diluem os tons fortes, juntamente com cortinas claras e o teto em branco gelo.

Quadros e espelhos
O espelho deve ser pensando e instalado em local estratégico no ambiente para que seu efeito seja potencializado, além disso o uso de quadros, em paredes coloridas de uma sala de estar pequena, e a pintura em forma de listras é uma boa opção além dos papeis de parede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário